“As Ordens do Amor declaram quem pertence e quem não pertence a um sistema familiar. O que Hellinger viu foi que há um efeito inegável quando as Ordens do Amor foram interrompidas em algumas famílias.
As Ordens do Amor prescrevem quem vem primeiro e descreve um fluxo natural de amor dos avós para os pais e para os filhos. Essas ordens abrangem inúmeras gerações, mas tendem a ser experimentadas como tendo a maior influência dentro de três a sete gerações.
Então, como as Ordens do Amor se tornam interrompidas? Como essas ordens antigas ditam quem pertence e como, as interrupções ocorrem quando indivíduos ou grupos são excluídos, deliberadamente ou como resultado de os membros da família não serem capazes de abraçar o destino difícil de outro membro da família.
O princípio primordial das Ordens do Amor é que os pais dão a vida e que os filhos recebem a vida. Portanto, quando uma criança – independentemente da idade – é motivada a se colocar acima dos pais ou igual a eles, há consequências em termos do fluxo natural das Ordens do Amor para ele. O custo para a criança com essa postura geralmente é evidente em padrões de vida perturbadores.
As perturbações mais comuns são causadas pela morte prematura de um dos pais ou avós, a morte de uma criança, abortos espontâneos, abortos, um indivíduo sendo expulso de uma família no papel de ‘ovelha negra’, ou se um assassinato ou outra injustiça ocorreu. Todos esses eventos podem ser sentidos e observados como tendo um profundo impacto residual em nossas vidas hoje, mesmo quando ocorreram três, quatro ou cinco gerações atrás.
Quando olhamos mais de perto as Ordens do Amor, entramos em um reino que está além da psicoterapia tradicional e inicia um movimento para cruzar o limiar para o domínio da Alma. A Alma, por sua própria natureza, é igual e inclui todas as coisas. No coração da alma está o reconhecimento e a aceitação do que é. Esta é a base e o poder do amor. Através dessa natureza do amor, nos tornamos liberados para pertencer sem emaranhar o destino dos outros.
As Constelações Familiares restauram as Ordens do Amor nos sistemas familiares, permitindo respeitar o destino de cada membro da família, permitindo que cada indivíduo seja fortalecido por seu destino e sua responsabilidade por ele.
Freqüentemente, doenças físicas ou dificuldades nos relacionamentos podem ser atribuídas a uma interrupção nas Ordens do Amor, bem como à dificuldade que algumas pessoas têm em permitir que o destino de outra permaneça onde está, em vez de assumi-las por conta própria. Frequentemente, o cliente tem pouca ou nenhuma consciência de seus enredos com o destino dos outros e isso pode ser revelado através de uma constelação.